26 de set. de 2015

5 Razões pelo quais você tem sorte de não frequentar uma escola coreana


Com certeza você que está lendo isso agora, já leu ou pelo menos viu algum artigo na rede que elogiava o sistema de educação coreano. Apesar de resultados super significantes que influenciam/influenciaram no crescimento do país após uma guerra ocorrida á mais de 60 anos atrás, o sistema de educação vem sofrendo críticas por ser "inflexível". O all kpop fez uma matéria com 5 razões de nós, todos os estudantes internacionais, sermos sortudos por não estar sobre o sistema educacional coreano.

Não é totalmente tradução, apenas trago aqui as razões colocadas no artigo. Para ver na íntegra tudo o que eles escreveram click aqui.

5. O dia escolar pode durar cerca de 15 horas

Ficar quase 15 horas na escola para a maioria dos estudantes coreanos é normal, enquanto aqui no Brasil só com 5 horas e meia dentro da escola já queremos fugir. O motivo deles ficarem desde o café até a janta no ambiente escolar é os Hagwons, programas de aprendizagem depois da escola. Com intuito de reforçar o aprendizado e acelerar o ensino, os estudantes se submetem á essa super carga horária de estudos.
Chegando da Escola
4. Pressão

Sabe aquela pressão pré-vestibular que começa a ser lembrada nos jornais na chegada do final do ano...por lá, na Coréia ela tende a ser maior! Isto por que lá o sucesso é definido pelo status e respeito do seu trabalho, para conseguir um bom emprego você precisa estudar nas melhores escolas e universidades e para estudar nelas você tem que estudar, e muito. A pressão que sentimos por aqui não é diferente do que eles sente lá, é só bem maior!


3. Punição

Ainda usam medidas disciplinares físicas nas escolas coreanas. Isto está sendo mudado com tempo, mas lentamente, isto pelo fato de muitos  pais apoiarem e incentivarem a punição corporal. Com certeza, se você for dorameira, já viu isso em doramas escolares. Os estudantes acabam dando duro no estudo se adequando as regras da escola para evitar as punições.

2. Olhos Ruins

Essa foi uma das razões que mais me surpreendeu. O esforço da maioria dos coreanos em estudar acabou trazendo problemas de saúde para os olhos deles. Segundo a Universidade  de Sydney 96% dos coreanos sofrem com Miopia. Isso é o resultado de muitas horas prendidos aos livros sem receber à luz do sol. 96% significa dizer que cada 10 coreanos, 9 não conseguem enxergar claramente á distância. 

1. Universidades Competitivas

Todo o trabalho duro é posto na mesa quando chega esse momento. A entrada numa Universidade de prestígio é o objetivo da maioria dos estudantes. O tamanho do país não permite que  ele tenha muitas universidades e com esse bando de gente que cresce sob a pressão de dever entrar numa delas, não deve ser fácil competir.

Temos aí 5 razões que quando olhadas por uma pessoa crítica vai ter suas vantagens e desvantagens mensuradas quando comparadas ao nosso ou a outro país específico. Até onde vai o limite do bom e do ruim nessa educação? Existem questões que muitas pessoas estão á perguntar: se isso tudo é mesmo necessário para um sucesso de jovem, para o futuro do país? O que um jovem sofre nesse sistema trará á ele um futuro feliz? E esse futuro feliz superará todo o sofrimento? Valerá mesmo à pena? 

É bem complicado pensar sobre isso. E você o que acha?



6 comentários:

  1. Uma das coisas que mais me irrita nos K-Poppers é achar que tudo na Coreia é perfeito, já ouvi muitas pessoas dizerem que preferiam estudar na Coreia porque acham o máximo o que acontecem nos doramas, os uniformes e tudo mais, mas esquecem que a realidade de lá é muito mais dura do que o mostrado na televisão. Para subir o nível educacional do país, tratam os alunos como se fossem um lixo qualquer e acabam se esquecendo que eles são pessoas e que um pouco de tempo livre e descanso também são bons para a aprendizagem.
    Me pergunto quantos dos k-poppers brasileiros que dizem querer estudar lá conseguiriam sobreviver a pelo menos uma semana de aula, sendo que nem nas escolas daqui que tem um ensino bem mais ou menos e pouco levado a sério eles vão bem. Imagine então em lugar tão centrado e rígido como lá? Impossível.
    Amei o seu post, é sempre bom ler essas curiosidades!

    http://elfo-livre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu antigamente queria muito estudar na Coreia, mas essa fase já passou (principalmente depois dessas 5 razões). Acho que o que mais me assustou foi o da miopia. Comássim 96%???? Caramba, deve ser cansativo demais ficar tanto tempo na escola. Eu saiu meio dia da escola e já fico put* com meus professores que não faltam nunca!!
    Na época que eu queria estudar na Coreia tinha uma universidade que eu queria muito estudar, agora eu esqueci o nome dela, mas fica em Seul!!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Caraca, e a gente reclamando das escolas aqui do Br, pqp eu não ia conseguir ficar na escola por mais de 5horas, mano eu ia ser uma gangsterzinha não ia conseguir kkk, mas lá des de pequenos eles já são acostumados com esse estilo de vida, então acho que para eles não é tão dificil assim... a pressão é bem grande mesmo no dorama escola 2013 os alunos se matam de estudar, mostra um pouquinho mais sobre a vida na escola é bem legal de ver!

    Desculpe incomodar, mas meu blog acaba de voltar de um hiatus e estou tentando recomeçar, poderia dar uma passadinha lá? http://kawaii-t.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir